A dialética do discurso estereotipado e seus efeitos de verdade

Autores

  • Liz Feré Université Paris 8

Palavras-chave:

discurso, estereotipos, imaginarios sociais, verdade, Manipulação

Resumo

A proposta deste texto é refletir sobre o discurso estereotipado contra moradores de favelas de duas grandes capitais brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo. A reflexão repousa na ideia de que estes enunciados são construídos com efeitos de verdade e funcionam como estratégias de manipulação de opiniões. A problemática que nos ocupa é compreender em que medida o discurso estereotipado impõe-se como verdade de uma pessoa/grupo sobre outro. O escopo teórico está fundamentado na teoria semiolinguística do discurso, mais especificamente com relação ao modo de organização enunciativo, voltado aos protagonistas da enunciação; em diálogo com a noção de efeitos de verdade; e com a contribuição da psicanálise sobre o Grande Outro e a verdade do sujeito do inconsciente. O corpus analisado é composto de fragmentos da letra da música "Causa e efeito", do rapper carioca MV Bill, de 2010; em contraste com trechos do relato sobre a vida na favela, do Funkeiro paulista MC Chaleks, de 2022. A partir das análises, observaremos o funcionamento desses dizeres que constroem uma imagem negativa sobre os moradores e pela mesma ocasião contribuem para a estigmatização das favelas e, assim, relegam toda a população que vive nestes bairros à margem da sociedade. 

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Ed. Ed. Sueli Carneiro, Pólen, São Paulo, 2019.

AMOSSY, Ruth; Pierrot, A.H. Stéréotypes et clichés. Paris: Armand Colin, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. (VOLÓCHINOV, Valentin) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Ed. 34, 2017

BAKHTIN, Mikhail. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Ce que parler veut dire. Paris: Ed. Fayard, Paris, 1982.

CAMARGO, Roberto. Rap e política. Ed. Boitempo, São Paulo, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. La manipulation de la vérité.Du triomphe de la négation aux brouillages de la post-vérité. Ed. Lambert-Lucas, Paris, 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Um modelo sócio-comunicacional do discurso : entre situação de comunicação e estratégias de individualização, in Grenissa Stafuzza e Luciane de Paula (org.), Ed. UFU, Uberlândia, 2010.

CHARAUDEAU, Patrick. Les stéréotypes, c’est bien. Les imaginaires, c’est mieux, in Boyer H. (dir.), Stéréotypage, stéréotypes : fonctionnements ordinaires et mises en scène, L’Harmattan, Paris. , 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolingüística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27.

DUNKER, Christian. Mal-estar, sofrimento e sintoma. Uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo, Ed. Biotempo, 2015.

DURAND, Pascal. Lieu commun et communication. Concepts et application critique, dans Médias et censure. Figures de l’orthodoxie, sous la direction de Pascal Durand, Liège, Éditions de l’Université de Liège, « Sociopolis », 2004.

FANON, Frantz. Peau noir, masques blancs. Ed. Points, 2015.

FERÉ, Liz. COVID-19 e o reflexo dos indícios discursivos de fratura social no Brasil. Letrônica, [S.l.], v. 14, n. 4, p. e41909, 2021.

FREUD, S. Algumas observações sobre o conceito de inconsciente na psicanálise (1912). In: Obras completas, volume 10: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranóia relatado em autobiografia (“O Caso Schereber”), artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913); São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2011.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Ed. Nau, Rio de Janeiro, 2003.

FOUCAULT, Michel. Le Courage de la vérité. la leçon du 1er février 1984

GOING, Émilie, dans Anthony Glinoer et Denis Saint-Amand (dir.), Le lexique socius, URL : http://ressources-socius.info/index.php/lexique/21-lexique/201-stereotype, page consultée le 13 janvier 2023.

GOFFMANN, Erwing. Estigma–Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada (1963). Ed. LTC, 1981.

JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo. São Paulo, Ed. Ática, 2014.

LACAN, Jacques. O saber e a verdade, In Escritos. Ed. Zahar, Rio de Janeiro,1998.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira. Ed. Hebra, São Paulo, 2007.

POSSENTI, Sírio. Humor, língua e discurso. Ed. Contexto, São Paulo, 2010.

SANTOS, Manoel Antônio dos. A transferência na clínica psicanalítica: a abordagem freudiana. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 2, n. 2, p. 13-27, ago. 1994 .

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: Quem é e como vive. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Feré, L. (2023). A dialética do discurso estereotipado e seus efeitos de verdade . Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(1), 77–97. Recuperado de https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/358