Efeitos de sentido e silenciamento no ‘Feliz Dia dos Pais’ do governo Bolsonaro

Autores

  • Joarle Magalhães Soares Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Giani David Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Discurso bolsonarista, dia dos pais, efeitos de sentido, silenciamento

Resumo

Este artigo tem o propósito de mostrar como o discurso propagandista do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro convocava imaginários e visava efeitos de sentido que difundiam valores morais com os quais aquela gestão se identificava. Com a análise de um post sobre o Dia dos Pais, publicado no Twitter, em agosto de 2020, na página oficial do Palácio do Planalto, a intenção é verificar, sob a ótica de conceitos da análise do discurso, por meio da teoria semiolinguística e da perspectiva teórica sobre o silenciamento discursivo, de que maneira o discurso oficial do Poder Executivo alimentou polêmicas para acirrar polarizações e também silenciar formações discursivas que divergiam da visão de mundo bolsonarista.

Biografia do Autor

Giani David Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Membro permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos de Linguagens, professora do curso de Letras e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Referências

BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

CHARAUDEAU, P. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: LARA, G. M. P.; MACHADO, I. L.; EMEDIATO, W. (org.) Análises do Discurso Hoje - vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 11-29.

CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (org.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras da UFMG, 2004. p. 13-41.

CHARAUDEAU, P. Discurso Político. São Paulo: Contexto, 2006.

CHARAUDEAU, P. Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática. Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 10, p. 10-23, 2011.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2012.

DEBRAY, R. Curso de midiologia geral. Petrópolis: Vozes, 1993.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

MARADEI, A. Twitter como esfera pública em momentos de protesto: estudo da comunicação pela rede social nos movimentos de 2013, 2015 e 2016 no Brasil, 2018. 244 p. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Magalhães Soares, J., & David Silva, G. (2023). Efeitos de sentido e silenciamento no ‘Feliz Dia dos Pais’ do governo Bolsonaro. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(1), 159–179. Recuperado de https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/361

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)