A manipulação no discurso: o papel da midia impressa e digital na propagação de notícias falsas

Autores

  • Lúcia Helena Martins Gouvêa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Manipulação, discurso, mídia impressa e digital

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre a temática da manipulação do discurso, fenômeno que se mostra  de grande interesse, graças à influência crescente  da internet na atualidade e que potencializa  a difusão rápida de informações .   Pretende-se analisar o que se convencionou denominar fake news, em diversos veículos da mídia impressa e digital. Devido à propagação rápida pelas plataformas digitais, os leitores não têm como averiguar a veracidade dos fatos e se tornam reféns de um poderoso meio de difusão de falsas informações que alimentam polêmicas e discursos de ódio tanto nas esferas políticas de ideologias de direita ou de esquerda.  Dentre as questões levantadas procura-se saber se há intencionalidade ou não na manipulação, quais os procedimentos típicos de discurso manipulador  e como  reconhecer  as fake news. O referencial teórico da teoria comunicacional de discurso – Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2004, 2008) – fundamenta a análise de um corpus de exemplos colhidos na mídia e de  um tipo de anúncios publicitários, cujo contrato prevê um  ritual de consenso e aceitação. Um dos objetivos deste artigo é verificar causas do fenômeno das fake news, descrever suas características e propor formas de se prevenir contra elas. 

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. São Paulo: Rideel, 2017.

CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I.L & MELLO, R. Gêneros, reflexões e Análise do discurso. Fale/NAD, UFMG. Belo Horizonte, 2004, p. 13-42.

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MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Pensamento - Cultrix, 2014.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Martins Gouvêa, L. H., & Lino Pauliukonis, M. A. (2023). A manipulação no discurso: o papel da midia impressa e digital na propagação de notícias falsas. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(1), 23–40. Recuperado de https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/364