A teoria estética recepção e literatura infantil

análises das obras "Cinderela” e “Cinderela surda”

Autores

  • Crislane Morais da Silva Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Herasmo Braga de Oliveira Brito

Palavras-chave:

Literatura, Recepção, Criança surda.

Resumo

O presente trabalho estuda a Literatura pelo viés da teoria Estética da Recepção. Na perspectiva que trabalhamos, observamos através de análises de obras em Literatura Infantil, o modo como foi adaptada a narrativa da “Cinderela Surda”, de Lodenir Karnopp, Caroline Hessel e Fábio Rosa. Assim, examinar e descrever obras literárias estão imbricadas em poder evidenciar os efeitos e sentidos de presença a partir de suas diferentes concepções. Desse modo, a Teoria da Recepção é percebida como a relação entre autor, texto e leitor; por isso, o texto promove e configura o leitor a partir de suas experiências. Esta pesquisa procura responder à seguinte indagação: Quais os principais pontos observados nas narrativas de “Cinderela” e “Cinderela Surda”? Para contribuir com a nossa indagação, fizemos análises das duas obras, refletindo sobre e dialogando com os personagens e suas imagens. A partir dos pareceres analisados, identificamos que a Literatura Surda proporciona a interatividade e o reconhecimento de surdos com o desenvolvimento de leituras. Proporcionando mais dinamicidade e conhecimento, foram necessárias leituras, tais como: KARNOPP (2010); ISER (1999); CADEMARTORI, (2013). A Literatura proporciona o envolvimento com a fantasia e com a realidade de forma dinâmica.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Morais da Silva Sousa, C., & Brito, H. B. de O. (2023). A teoria estética recepção e literatura infantil: análises das obras "Cinderela” e “Cinderela surda”. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(2), 84–101. Recuperado de https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/376