Tradução e interpretaçao literária de língua de sinais em dossiês temáticos dos estudos da tradução

Autores

  • Eduardo Andrade Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Luana Isabel Gonçalves de Lima Universidade Federal de Viçosa
  • Michelle Nave Valadão Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Estudos da Tradução, Língua de Sinais, Tradução e interpretação literária

Resumo

O presente estudo intenciona abordar a tradução e a interpretação literária de línguas de sinais a partir de artigos publicados em números temáticos de três periódicos nacionais dos Estudos da Tradução, a saber, Cadernos de Tradução, Belas Infiéis e Translatio, no período de 2008 a 2022. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, encontrando onze artigos com discussões dessa natureza. Após a sistematização dessas obras, constatamos que a poesia e a literatura infanto-juvenil foram os gêneros literários mais abordados. No quesito de direção e de modalidade de uso das línguas, notamos a predominância da tradução de uma língua vocal (e.g., português, espanhol) escrita para uma gestual (e.g., Libras, colombiana) videossinalizada. Em relação à metodologia empregada nessas pesquisas, apesar da qualitativa se destacar, com foco, principalmente, em estudos de caso e em traduções comentadas, verificamos uma diversidade de abordagens. Ainda, os referenciais teóricos de tais trabalhos foram delineados a partir do alinhamento da tradução (e.g., competências, crítica, enunciação, formação) com a literatura de língua de sinais. Conhecer as nuances que compõem esses estudos pode auxiliar na ampliação de novas produções que, por sua vez, também são passíveis de serem agregadoras e complementares a outras áreas como a educação e a linguística.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Gomes, E. A., Lima, L. I. G. de, & Valadão, M. N. (2023). Tradução e interpretaçao literária de língua de sinais em dossiês temáticos dos estudos da tradução. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(2), 157–179. Recuperado de https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/378

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