Metáfora na Libras

elementos literários na produção surda

Autores

  • Michelle Murta Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luana Sales Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Ataliba

Palavras-chave:

Metáfora, língua de sinais, literatura surda

Resumo

Este estudo tem por objetivo apontar as análises sobre a metáfora e sua aplicação na literatura surda, partindo dos três tipos de metáforas propostos por Lakoff e Johnson (1980). No presente estudo abordamos alguns sinais que apresentam as estruturas defendidas: ontológica, estrutural e orientacional. Bem como, uma fábula de conto oral traduzida para Libras, que destaca elementos abstratos e concretos presentes no cotidiano. Vale ressaltar a importância da metáfora na literatura, onde desempenha um papel de expressividade e experiências que despertam a imaginação dos seus espectadores. O que permite a quebra de limites da linguagem literal e cognitiva, explorando novas interpretações e visões de mundo.

Referências

Aggio, J. OS USOS DA METÁFORA POR ARISTÓTELES. Prometheus - Journal of Philosophy , 14 (40). 2022.

ANITELLI, F. O Mérito e o Monstro. São Paulo: O Teatro Mágico: 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qmJ-x4yQ4y8>. Acesso: 03 de jun de 2023.

FERNANDES, G; DA SILVA GUEDES, L. METÁFORA–UM INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO PARA O ENSINO DA LEITURA. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. Juiz de Fora, v. 13, n. 1, 2011.

FERNANDA MACHADO. Como Veio Alimentação - Fernanda Machado. YouTube, 30 de out de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nMOTYprbYoY>. Acesso em: 07 de jun de 2023.

LAKOFF, G; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: Mercado de Cetras, 2002.

LAKOFF, G; JOHNSON, M. Johnson Metaphors We Live by. Chicago: University of Chicago Press. 1980.

MURTA, M. Metáforas em Libras: um estudo de seu uso por pessoas surdas, 2015. 97. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

SUTTON-SPENCE, R. Literatura em libras. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul. 2021.

RIMAR R. SEGALA. Escorpião e tartaruga - Rimar R. Segala e Sueli Ramalho. YouTube, 1 de mar de 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qHZDpPps9Zg>. Acesso em: 04 de jun de 2023.

VERDE, C. Obra completa de Cesário Verde. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Murta, M., Sales, L., & Ataliba, M. (2023). Metáfora na Libras: elementos literários na produção surda. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(2), 103–117. Recuperado de https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/380