Narrar a diferença,

uma leitura da representação da deficiência em “Enquanto os dentes”, de Carlos Eduardo Pereira.

Autores

  • Paulo Roberto Tonani do Patrocínio UFRJ

Palavras-chave:

Deficência, Diferença, Literatura Brasileira, Rep´resentação

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados preliminares de um projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar as formas de representação e autorrepresentação de pessoas com deficiência em narrativas literárias, em especial da literatura brasileira contemporânea. Ao propor um estudo de obras que apresentem personagens que sejam pessoas com deficiência e que trate das questões relacionadas a esta condição, busco produzir uma análise que discuta novas formas de nomeação e caracterização deste grupo social. Neste artigo realizo uma leitura do conceito de deficiência a partir da noção de diferença, utilizando como referência as contribuições de Jacques Derrida, em especial a produção do neologismo “différance”. A reflexão teórica aqui encaminhada permitirá a análise das representações da deficiência no romance Enquanto os dentes, de Carlos Eduardo Pereira, que narra o percurso de um personagem usuário de cadeiras de rodas em um grande centro urbano.

Referências

DAVIS, Lennard. “O paradoxo da deficiência: a guetização do visual”. In: MARTINS, Bruno Sena e FONTES, Fernando. (Orgs.). Deficiência e emancipação social. Para uma crise da normalidade. Coimbra: Almedina, 2016.

DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Tradução de Joaquim Torres Costa e Antonio M. Maragalhães. Campinas: Papirus, 1991.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

____. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

____. Etnicidade: identidade e diferença. Tradução de Ana Carolina Cernicchiaro. In: Crítica Cultural – Critic, Palhoça, Santa Catarina, v. 11, n. 2, jul/dez., 2016a.

____. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio/Apicuri, 2016.

ITUASSU, Arthur. “Hall, comunicação e a política do real”. In: HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio/Apicuri, 2016.

MITCHELL, David e SNYDER, Sharon. Narrative Prosthesis: Disability and the Dependencies of Discourse. University of Michigan Press, 2001.

PEREIRA, Carlos Eduardo. Enquanto os dentes. São Paulo: Todavia, 2017.

PIERUCCI, Antônio Flavio. Ciladas da diferença. São Paulo: Editora 34, 1999.

SANTIAGO, Silviano. Glossário de Derrida; trabalho realizado no Departamento de Letras da PUC/RJ. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

SCHWEIK, Susan M. The ugly laws. Disability in public. New York: New York University Press, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Tonani do Patrocínio, P. R. (2023). Narrar a diferença, : uma leitura da representação da deficiência em “Enquanto os dentes”, de Carlos Eduardo Pereira . Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(2), 118–134. Recuperado de https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/393