O papel da cultura e das emoções no ensino-aprendizagem de línguas

reflexões de uma experiência in Tandem

Autores

  • Guilherme Carneiro Universidade Federal de Lavras
  • Tania Romero Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.407

Palavras-chave:

Emoções, Cultura, Ensino-aprendizagem de línguas.

Resumo

Tendo como contexto um intercâmbio linguístico e cultural entre estudantes de duas Universidades, uma brasileira e outra dos Estados Unidos da América, numa abordagem de ensino-aprendizagem in-tandem, este trabalho tem como objetivo discutir o papel das emoções e dos aspectos culturais no ensino-aprendizagem de línguas registrados em diários. Para isso, inicialmente faz-se um breve histórico de experiências in-tandem semelhantes, tendo como base discussões de Koh et. al. (2020) e Telles e Vassallo (2006). Posteriormente, discute-se sobre o papel das emoções no ensino-aprendizagem de línguas, a partir de Aragão (2005; 2008), Arcanjo (2019), Avelino (2019), Silva e Barcelos (2021). Somam-se considerações sobre os aspectos culturais presentes no processo de ensino-aprendizagem de línguas, conforme Kramsch (2017), Dias (2019), Moretti e Salomão (2019). Assim, são analisadas, sob o viés autoetnográfico, as narrativas reflexivas do diário do professor-pesquisador, seguindo-se concepções de Liberali (1999), Barcelos (2020) e Mello (2020). Os resultados revelam que as emoções podem conduzir as atitudes e ações do professor e do aprendiz de línguas, e que os aspectos culturais se manifestam naturalmente em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas dessa natureza.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Carneiro, G., & Romero, T. (2024). O papel da cultura e das emoções no ensino-aprendizagem de línguas: reflexões de uma experiência in Tandem. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(3), 121–141. https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.407