“Ninguém saiu o mesmo”

relatos sobre o bem-estar de professores de línguas em formação inicial e continuada na oficina " Dare to care"

Autores

  • Larissa Dantas Rodrigues Borges Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.417

Palavras-chave:

bem-estar, experiências de transformação, formação de professores de línguas

Resumo

Este artigo explora as percepções e as experiências de dez professores de línguas em formação inicial e continuada em relação ao bem-estar em uma oficina chamada “Dare to Care”. A oficina visava aumentar a conscientização dos participantes sobre a importância do bem-estar, fornecendo um espaço seguro para compartilhar, refletir e praticar exercícios de bem-estar de maneira colaborativa. Criada pelo grupo de pesquisa CARE, a oficina de 20 horas consistiu em encontros semanais centrados nos cinco aspectos do modelo PERMA – emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e realização – relacionando esses temas com as experiências pessoais, acadêmicas e profissionais dos participantes. Os dados foram gerados por meio de um questionário aberto respondido após cada encontro e de uma apresentação realizada pelos participantes ao final da oficina. Os dados foram analisados seguindo os procedimentos de análise de conteúdo, com objetivo de identificar as experiências de mudança dos participantes relacionadas ao seu bem-estar. Os resultados sugerem que a oficina teve um impacto positivo na vida dos participantes, levando a mudanças inspiradoras em termos de autocuidado, empatia em relação aos alunos e colegas, regulação emocional, autoconhecimento de suas forças de caráter e empoderamento para adotar novos comportamentos. As implicações para a formação de professores serão discutidas.

Referências

ARAGÃO, R. Emoções e Pesquisa Narrativa: transformando experiências de aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, p. 295-320, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/D7GkvbGtXPTZX5gmZzxTJGS/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 18 set. 2020.

ARAGÃO, R.; CAJAZEIRA, R. V. Emoções, crenças e identidades na formação de professores de inglês. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 16, n. 2, p. 109133, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2212/1680>. Acesso em: 10 out. 2020.

BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C. Emotions in Language Teaching: a review of studies on teacher emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, v. 41, n. 4, p. 506-531, 2018.

BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C.; RUOHOTIE-LYHTY, M.; GOMES, G. S. C. Contemporary perspectives on research about emotions in language teaching. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, p. 1-16, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/M5JxFD4G9Z3PQYmcfTpDW8s/?format=pdf&lang=en>. Acesso em: 01 out. 2023.

BARCELOS, A, M. F.; COELHO, H. Emoções, reflexões e (trans)form(ações) de alunos, professores e formadores de professores de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

BARCELOS, A. M. F.; DA SILVA, D. D. Crenças e emoções de professores de inglês em serviço. Revista Contexturas, n. 24, p. 6-19, 2015.

CASTRO, E. Sinto, logo existo: regulação emocional de professores de inglês em serviço. 2021, 147 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Letras, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2021.

DODGE, R.; DALY, A.; HUYTON, J.; SANDERS, L. The challenge of defining wellbeing. International Journal of Wellbeing, v. 2, n. 3, p. 222-235, 2012. Disponível em: <https://www.internationaljournalofwellbeing.org/index.php/ijow/article/view/89/238>. Acesso em: 07 set. 2020.

DÖRNYEI, Z. The psychology of the language learner: Individual differences in second language acquisition. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2005.

DÖRNYEI, Z. The L2 motivational self-system. In: DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E. (Orgs.). Motivation, language identity and the L2 self. Bristol: Multilingual Matters, 2009. p. 9-42.

EYRE, C. The elephant in the staffroom: how to reduce stress and improve teacher wellbeing. New York: Routledge, 2017.

GOMES, G.; BARCELOS, A. M. F. Apresentação. In: GOMES, G.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.). Emoções e ensino de Línguas. Curitiba: CRV, 2023, p.11-16.

HENRY, A.; THORSEN, C. Weaving webs of connection: Empathy, perspective taking, and students’ motivation. Studies in Second Language Learning and Teaching, Kalisz, v. 9, n. 1, p. 31-53, mar. 2019. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1212655.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2020.

LARSEN-FREEMAN, D. Chaos / Complexity Science and Second Language Acquisition. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 141–165, 1997. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/30999252_ChaosComplexity_Science_and_Second_Language_Acquisition>. Acesso em: 15 mar. 2020.

LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford, 2007.

KRZNARIC, R. Empathy: A handbook for revolution. Rider, 2014.

LI, Z. Teacher Well-Being in EFL/ESL Classrooms. Frontiers in Psychology, v. 12, ago. 2021. Disponível em: <https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.732412/full>. Acesso em: 15 mar. 2022.

LIEBLICH, A.; TUVAL-MASHIACH, R.; ZILBER, T. Narrative research: reading, analysis, and interpretation. Thousand Oaks: Sage Publications, 1998.

MAIRITSCH, A.; BABIC, S.; MERCER, S.; SULIS, G. JIN, J.; KING, J. Being a student, becoming a teacher: The wellbeing of pre-service language teachers in Austria and the UK. Teaching and Teacher Education, v. 106, p. 1–11, 2021.

MARCHESI, A. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MERCER, S.; GREGERSEN, T. Teacher wellbeing. Oxford: Oxford University Press, 2020.

NIEMIEC, R. Intervenções com forças de caráter: um guia de campo para praticantes. São Paulo: Editora Hogrefe, 2019.

OXFORD, R. L. Emotion. In: GREGERSEN, T.; MERCER, S. (orgs.) The Routledge Handbook of the Psychology of Language Learning and Teaching. New York: Routledge, 2021. p. 178–190.

PETERSON, C.; SELIGMAN, M. E. P. Character strengths and virtues: a handbook and classification. Oxford: Oxford University Press, 2004.

RASHID, T.; SELIGMAN, M. Psicoterapia positiva: Manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2019.

REBOLO, F.; BUENO, B. O. O bem-estar docente: limites e possibilidades para a felicidade do professor no trabalho. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 36, n. 2, p. 323-331, jul. 2014. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/21222/13230>. Acesso em: 15 set. 2022.

SELIGMAN, M. Florescer: Uma nova compreensão da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

SHRADER, S. Learner empowerment: a perspective. The internet TESL Journal, v. 9, n. 11, 2003. Disponível em: <http://iteslj.org/Articles/Shrader-Empowerment.html>. Acesso em: 15 mar. 2019.

SULIS, G.; MERCER, S.; MAIRITSCH, A., BABIC, S.; SHIN, S. Pre-service language teacher wellbeing as a complex dynamic system. System, v. 103, p. 102642, dez. 2021. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0346251X21001962?via%3Dihub>. Acesso em: 15 set. 2022.

VANLIER, L. The Ecology and Semiotics of Language Learning: A Sociocultural Perspective. Norwell: Kluwer Academic Publishers, 2004.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Dantas Rodrigues Borges , L. (2024). “Ninguém saiu o mesmo” : relatos sobre o bem-estar de professores de línguas em formação inicial e continuada na oficina " Dare to care". Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(3), 31–54. https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.417