A dimensão afetiva na aprendizagem da escrita

uma análise de artigos publicados em biblioteca digital

Autores

  • Rogério Soares de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Darlei Jesus dos Santos
  • Taylla Liriell Badú de Brito Fortaleza Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.421

Palavras-chave:

Afetividade, Escrita, Revisão Sistemática de Literatura (RSL)

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o tratamento dado à dimensão afetiva da escrita com base nos artigos publicados em uma biblioteca digital de divulgação científica. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho exploratório e bibliográfico em que foi adotado o método de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). O corpus de análise é formado por quatro artigos científicos encontrados no acervo do Portal de Periódicos Capes, publicados entre 2012 e 2022, e que tratam da relação afetividade-escrita. Os resultados da pesquisa revelam predomínio de periódicos e pesquisadores da região Sudeste do Brasil, bem como a publicação de trabalhos nos anos de 2013, 2014, 2018 e 2021. Quanto às perspectivas teórico-metodológicas, entre outras, fazem-se presentes contribuições de Vigotski, Wallon e Freire; em geral, o uso de objetos de estudo nas pesquisas é misto. De forma mais específica, todos os trabalhos explicitam a importância da afetividade no ensino da escrita, em diferentes contextos de ensino-aprendizagem. Face aos resultados, a presente pesquisa destaca a necessidade de mais estudos no campo afetividade-escrita bem como a importância de criar ambientes educacionais emocionalmente enriquecedores para o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças em todo o país.

Biografia do Autor

Rogério Soares de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Didática das Línguas e das Literaturas pela Universidade Complutense de Madrid. Professor Titular do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras Linguagens e Representações (PPGL/UESC) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UESC).

Darlei Jesus dos Santos

Licenciado em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor de Língua Portuguesa na rede privada de ensino.

Taylla Liriell Badú de Brito Fortaleza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licencianda em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/FAPESB.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Soares de Oliveira, R., Jesus dos Santos, D., & Liriell Badú de Brito Fortaleza, T. (2024). A dimensão afetiva na aprendizagem da escrita: uma análise de artigos publicados em biblioteca digital. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(3), 166–187. https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.421