Aspectos do uso do termo “distorção idade/série”
algumas considerações no âmbito da Terminologia e da Etnoterminologia
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v25i01.532Palavras-chave:
correção de fluxo, terminologia, etnoterminologia, distorção idade/série.Resumo
A correção de fluxo escolar busca regularizar o percurso de estudantes com distorção idade/série, refletindo atrasos no progresso escolar. Associada a fatores como reprovação e abandono, essa questão revela desafios estruturais e culturais do sistema educacional. A terminologia usada para descrever estudantes e estratégias pedagógicas, como "alunos em atraso" ou "programas de aceleração", carrega implicações sociais e culturais que influenciam a percepção de educadores, gestores e comunidades escolares. A Etnoterminologia analisa como esses termos moldam narrativas e políticas educacionais, frequentemente reforçando estigmas. Este artigo explora esse vocabulário com base em uma seleção de corpus bibliográfico, adotando uma abordagem qualitativa com documentos oficiais, com foco na diversidade regional e cultural do Brasil.
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