Reflexões sobre o uso da inteligência artificial na escrita acadêmica

Autores

  • Giovana Leles Rocha Universidade de Brasília (UnB)
  • Thiago Blanch Pires Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.539

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Escrita Acadêmica, Ensino Superior

Resumo

Com o avanço no uso de ferramentas de inteligência artificial no meio acadêmico, se faz cada vez mais necessária a discussão acerca da ética na utilização de tais tecnologias, considerando as mudanças ocasionadas por elas. Este artigo faz um compilado dos principais impactos das inteligências artificiais generativas na escrita acadêmica, ponderando prós e contras dessas tecnologias. Para a condução dessa pesquisa, foi usada a metodologia dialética: o trabalho apresenta ambas as perspectivas por meio do diálogo e da comparação de argumentos a partir de uma revisão de literatura na interface das Humanidades Digitais e da Linguística Aplicada. O resultado é uma síntese que propõe uma ponte entre as benefícios e desafios no uso da inteligência artificial generativa no ambiente universitário. Por fim, este estudo aponta possíveis caminhos para lidarmos com esse cenário nos próximos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Blanch Pires, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB).

Referências

revoluções – A década da transformação. Revista Superinteressante. 09 jan. 2011 Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/37-revolucoes-a-decada-da-transformacao/ . Acesso em: 5 jun. 2024.

AQUINO, V.; ADANIYA, M. (2018). Desenvolvimento e aplicações de Chatbot. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 34(esp.), 56-68. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/297/1285 . Acesso em: 3 jul. 2024.

BAHAMMAM, A. S.; TRABELSI, K; PANDI-PERUMAL, S. R.; HAITHAM, J. Adapting to the Impact of Artificial Intelligence in Scientific Writing: Balancing Benefits and Drawbacks while Developing Policies and Regulations. Journal of Nature and Science of Medicine 6(3):p 152-158, Jul–Sep 2023. DOI: 10.4103/jnsm.jnsm_89_23. Acesso em: 6 mai. 2024.

CONDE, J.; REVIRIEGO, P.; SALVACHÚA, J.; MARTÍNEZ, G.; HERNÁNDEZ, J. A.; LOMBARDI, F.; Understanding the Impact of Artificial Intelligence in Academic Writing: Metadata to the Rescue. The IEEE Computer Society v. 57, n. 1, p. 105–109, jan. 2024. DOI: 10.1109/JAS.2023.123618. Acesso em: 11 abr. 2024.

COTOS, E. Potential of Automated Writing Evaluation Feedback. CALICO Journal, v. 28, n. 2, p. 420–459, 2011. DOI: 10.11139/cj.28.2.420-459. Acesso em: 18 jul. 2024.

DARWIN, R. D.; MUKMINATIEN, N; SURYATI, N.; LAKSMI, E. D.; & MARZUKI. (2023). Critical thinking in the AI era: An exploration of EFL students’ perceptions, benefits, and limitations. Cogent Education, 11(1). https://doi.org/10.1080/2331186X.2023.2290342 . Acesso em: 10 jul. 2024.

ENGELMANN, W. Inteligência Artificial Responsável: Significados e Desafios. FAPERGS, p. 18, 2023. DOI: 10.29327/5312711.1-1. Acesso em 31 abr. 2025.

FAHIMIRAD, M.; KOTAMJANI, S. S.; A Review on Application of Artificial Intelligence in Teaching and Learning in Educational Contexts. International Journal of Learning and Development, v. 8, 15 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5296/ijld.v8i4.14057 . Acesso em: 2 jun. 2024.

FEFERBAUM, M. Monte um comitê de ética para IA em sua universidade. Revista Ensino Superior, 29 jan. 2024. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/2024/01/29/comite-de-etica-para-ia . Acesso em: 16 jun. 2024.

FORRESTER, C.; BOOTHE, K.; Generative AI in Academic Writing, Ethical Recommendations. DOI: 10.13140/RG.2.2.14085.52966. Acesso em: 27 mar. 2024. (pré-publicado).

HOSSEINI, M.; RESNIK, D. B.; HOLMES, K. (2023). The ethics of disclosing the use of artificial intelligence tools in writing scholarly manuscripts. Research Ethics, 19(4), 449-465. https://doi.org/10.1177/17470161231180449 . Acesso em: 16 maio. 2024.

Iniciativas de IA em universidades brasileiras. Simple by Nama. 18 nov. 2020. Disponível em: https://simple.nama.ai/post/iniciativas-de-ia-em-universidades-brasileiras . Acesso em: 2 jun. 2024.

KAHARUDDIN, K. Assessing the effect of using artificial intelligence on the writing skill of Indonesian learners of English. Linguistics and Culture Review, v. 5, n. 1, p. 288–304, 22 out. 2021. DOI: https://lingcure.org/index.php/journal/article/view/1555 . Acesso em: 11 abr. 2024.

LOPES, C.; FORGAS, R. C.; CERDÀ-NAVARRO, A. A Magia De Escrever Textos Acadêmicos Está Ameaçada Pela Inteligência Artificial? Pesquisa Em Foco, v. 28, n. 2, 6 dez. 2023. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO . Acesso em: 16 mai. 2024.

MARZUKI; WIDIATI, U.; RUSDIN, D.; DARWIN; INDRAWATI, I. (2023). The impact of AI writing tools on the content and organization of students’ writing: EFL teachers’ perspective. Cogent Education, 10(2). DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2023.2236469 . Acesso em: 15 jul. 2024.

MIAO, J.; THONGPRAYOON, C.; SUPPADUNGDUK, S.; GARCIA VALENCIA, O. A.; QURESHI, F.; CHEUNGPASITPORN, W.; Ethical Dilemmas in Using AI for Academic Writing and an Example Framework for Peer Review in Nephrology Academia: A Narrative Review. Clinics and Practice. 2024; 14(1):89-105. DOI: https://doi.org/10.3390/clinpract14010008 . Acesso em: 16 mai. 2024.

OLIVEIRA, J. S. DE; NEVES, I. B. S. Artificial Intelligence, ChatGPT and Organizational Studies. Organizações & Sociedade, v. 30, p. 388–400, 14 ago. 2023a. DOI: https://doi.org/10.1590%2F1984-92302023v30n0013EN . Acesso em: 2 jun. 2024.

PEDERSEN, I. The rise of generative AI and enculturating AI writing in postsecondary education. Frontiers in Artificial Intelligence, v. 6, 10 ago. 2023. DOI: 10.3389/frai.2023.1259407. Acesso em: 16 mai. 2024.

PINOTTI, F. Metade dos universitários brasileiros usa inteligência artificial. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/metade-dos-universitarios-brasileiros-usa-inteligencia-artificial-diz-pesquisa/ . Acesso em: 12 jun. 2024.

SAMPAIO, C. R.; CHAGAS, V.; SINIMBU, S. C.; GONÇALVES, J.; BORGES, T.; Brum, M. A.; TIGRINHO, C. S.; SOUZA, J. R.; SCHWARZER, F. P. Uma revisão de escopo assistida por inteligência artificial (IA) sobre usos emergentes de IA na pesquisa qualitativa e suas considerações éticas. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(30), 01–28. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.729 . Acesso em: 2 jun. 2024.

SANTOS, E. A.; SILVA, G. G. Revolucionando a Escrita Acadêmica Com Inteligência Artificial: Uma Exploração Das Ferramentas De Reescrita. Cadernos da FUCAMP, v. 29, 26 maio de 2024. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3433 . Acesso em: 2 jun. 2024.

ZHAO, H. Challenges or Opportunities: When Artificial Intelligence is Applied to Digital Humanities. Tidskrift för ABM, v. 8, n. 1, p. 57–65, 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.33063/tabm.v8i1.548 . Acesso em: 16 mai. 2024.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Rocha, G. L., & Pires, T. B. (2025). Reflexões sobre o uso da inteligência artificial na escrita acadêmica. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 25(02), 107–123. https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.539