Retextualização e IA na produção de textos
impactos da tecnologia digital na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.541Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Retextualização, MultiletramentosResumo
O uso crescente de Inteligências Artificiais (IA) generativas, a exemplo do ChatGPT, tem transformado algumas práticas cotidianas de linguagem e o modo como acessamos e produzimos conhecimento. No entanto, esse uso ocorre, em grande parte, de forma acrítica, favorecendo uma relação passiva e dependente entre os seres humanos e sistemas baseados em lógicas coloniais de produção de saberes. No contexto escolar, essas ferramentas vêm sendo utilizadas com frequência em atividades rotineiras, como produções textuais, o que pode comprometer o protagonismo estudantil e silenciar saberes vinculados às vivências dos alunos. Nesse sentido, este artigo analisa os impactos do uso da IA na produção de contos retextualizados por estudantes do 8º ano de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As análises partiram da “operação de condensação” proposta por Marcuschi (2004) e do design de elementos de significação linguística de Cope e Kalantzis (2006 adaptado por Rojo, 2013). Os resultados indicam um esvaziamento de ponto de vista e de subjetividade nos textos mediados por IA. Sendo assim, os impactos do uso constante de inteligências artificiais na produção textual geram um apagamento da autoria e da implicação pessoal do estudante, enfraquecendo a escrita como espaço de reflexão e expressão crítica.
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