Retextualização e IA na produção de textos

impactos da tecnologia digital na Educação Básica

Autores

  • Lucas Mariano de Jesus CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG)
  • Juliana de Paiva Vieira Soares Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.541

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Retextualização, Multiletramentos

Resumo

O uso crescente de Inteligências Artificiais (IA) generativas, a exemplo do ChatGPT, tem transformado algumas práticas cotidianas de linguagem e o modo como acessamos e produzimos conhecimento. No entanto, esse uso ocorre, em grande parte, de forma acrítica, favorecendo uma relação passiva e dependente entre os seres humanos e sistemas baseados em lógicas coloniais de produção de saberes. No contexto escolar, essas ferramentas vêm sendo utilizadas com frequência em atividades rotineiras, como produções textuais, o que pode comprometer o protagonismo estudantil e silenciar saberes vinculados às vivências dos alunos. Nesse sentido, este artigo analisa os impactos do uso da IA na produção de contos retextualizados por estudantes do 8º ano de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As análises partiram da “operação de condensação” proposta por Marcuschi (2004) e do design de elementos de significação linguística de Cope e Kalantzis (2006 adaptado por Rojo, 2013). Os resultados indicam um esvaziamento de ponto de vista e de subjetividade nos textos mediados por IA. Sendo assim, os impactos do uso constante de inteligências artificiais na produção textual geram um apagamento da autoria e da implicação pessoal do estudante, enfraquecendo a escrita como espaço de reflexão e expressão crítica.

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Biografia do Autor

Lucas Mariano de Jesus, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG)

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Professor da Educação Básica dos municípios de Belo Horizonte e Betim

Juliana de Paiva Vieira Soares, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Professora da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. E-mail:

Ana Elisa Ribeiro , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Docente do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Doutora em Linguística Aplicada. Pesquisadora do CNPQ

Referências

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Mariano de Jesus, L., de Paiva Vieira Soares, J., & Elisa Ribeiro , A. (2025). Retextualização e IA na produção de textos: impactos da tecnologia digital na Educação Básica. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 25(02), 87–106. https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.541