Reflexões sobre a condição feminina na poesia e na crítica brasileira escrita por mulheres
Reflexões sobre a condição feminina na poesia e na crítica brasileira escrita por mulheres
No poema “Modelagem / Mulher” (Pousada do ser, 1982), Henriqueta Lisboa exibe um perfil da condição feminina no mundo, especialmente aquele reconhecível na sociedade brasileira patriarcal da virada do século XIX para o XX. Dizem os primeiros versos: “Assim foi modelado o objeto: / para subserviência. / Tem olhos de ver e apenas entrevê. / Não vai longe seu pensamento / cortado ao meio pela ferrugem / das tesouras. É um mito sem asas, / condicionado às fainas da lareira. / Seria um cântaro de barro afeito /a movimentos incipientes / sob tutela”.
Os versos da poeta mineira nos convidam a refletir sobre a condição de subserviência e submissão da mulher em uma determinada sociedade, por meio do uso de um léxico que busca reforçar tal opressão e oferecer uma visão crítica sobre a “modelagem” do “objeto” em questão.
A exemplo de Henriqueta Lisboa, outras poetas brasileiras tematizaram e/ou tematizam a condição feminina no mundo. De Cecília Meireles a Conceição Evaristo, passando por Gilka Machado, Lubi Prates, Angélica Freitas, Márcia Kambeba e Bruna Mitrano, entre tantas outras, a mulher pode ser retratada na poesia como submissa, explorada, passiva ou, ainda, como inconformada, indomesticável, questionadora, autorreflexiva, iconoclasta e sensual.
A presente chamada da Revista Gláuks visa contar com artigos interessados na representação da condição feminina no mundo na poesia de autoria feminina de diferentes momentos da historiografia literária, atenta ao movimento de reedição das obras das escritoras nos últimos anos, mas, também, às pesquisas que buscam analisar obras das poetas contemporâneas e daquelas que hoje são acessíveis apenas em alfarrábios e bibliotecas. Serão aceitas, ainda, contribuições que abordem a crítica de autoria feminina acerca da poesia escrita por mulheres, publicadas em livros e/ou periódicos.
Organizadoras
Profa. Dra. Agnes Danielle Rissardo (UERJ)
Profa. Dra. Juliana Diniz Fonseca Corvino (UFV)
As propostas devem ser submetidas diretamente no site da revista Glauks:
https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks
Por favor, antes de submeter, cheque as normas
em: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/information/authors
Prazo de submissão: 30 de abril a 31 de julho de 2025
Previsão de Publicação: dezembro de 2025
Contato: glauks@ufv.br