Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada em interface com a Educação (Prorrogação de prazo de submissão: 15 maio 2022)

2021-12-15

A Revista GLÁUKS ONLINE (ISSN 2318-7131), publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), está recebendo artigos e ensaios para o volume 22, n.2 – jun./jul. 2022, destinado aos Estudos Linguísticos: Linguística Aplicada em interface com a Educação

Nesta colaboração bilíngue, a Universidade Federal de Viçosa e The City College, City University of New York convidam para a submissão de artigos desenvolvidos na Linguística Aplicada direcionados para uma educação crítica e formação de professores de línguas durante a pandemia. A Linguística Aplicada como campo de estudo transdisciplinar, multidisciplinar e intercultural desenvolve pesquisas  envolvendo questões relacionadas à língua e à linguagem em diversos contextos do cotidiano. Nesta chamada especial, buscamos artigos na Linguística Aplicada e suas metodologias aplicadas ao ensino crítico de línguas e formação de professores ocorridas durante a Pandemia de COVID-19. Isso inclui, mas não se limita a novas rotinas adotadas por  professores e alunos durante o período da pandemia, tais como formação de professores de línguas, ensino remoto, inovação de estratégias de ensino, ampliação do uso de tecnologias  e eventuais transições para retomada das atividades presenciais nas escolas. Mais especificamente, esta publicação busca artigos que investiguem questões críticas relacionadas à educação durante a pandemia. Lentes teóricas ou focos para instigações podem incluir: ensino de línguas com cunho crítico, educação e ensino de línguas sob perspectivas decoloniais, questões relacionadas à acessibilidade em educação, estudos críticos em educação  (investigando, por exemplo,  questões e perspectivas de minorias étnicas, linguísticas, raciais e de gênero), e outras questões que tratam da equidade educacional durante a pandemia. 

 

GLÁUKS ONLINE Journal (ISSN 2318-7131), biannual publication of the Postgraduate Program in Letters at the Federal University of Viçosa (UFV), is receiving articles and essays for volume 22, n.2 – jun./jul. 2022, for Linguistic Studies: Applied Linguistics in Interface with Education

In this bilingual collaboration, The Federal University of Viçosa and The City College in the City University of New York invite the submission of original empirical articles in Applied Linguistics addressing matters of critical language teaching and teacher education during the pandemic.  Applied linguistics, as a transdisciplinary, multidisciplinary and intercultural field of study addresses issues related to language in different everyday contexts. In this special issue, we seek articles that draw on Applied Linguistics and its methodologies in application to language teaching and teacher education during the COVID-19 Pandemic. This includes, but is not limited to, the new everyday activities that teachers and students, from across international contexts, engaged in during the pandemic such as language teacher education, remote teaching, the innovation of teaching strategies, the increased use of technology, and the eventual transition back to in-person schooling. More specifically, this issue seeks articles that address critical issues of education during the pandemic. Theoretical lenses or frameworks for investigations might include: critical language teaching, decolonial education and decolonial language education, issues of educational accessibility, critical studies in  education (addressing, for example, ethnic, racial, gender, and language minorities’ issues and perspectives) and other frameworks that address educational equity in during the pandemic. 

 

Editores responsáveis pelo dossiê: Ana Luisa Gediel (UFV) e Gail Buffalo (City College in the City University of New York)

Prorrogação de prazo de submissão: 15 maio 2022