Reflexões sobre o processo de construção identitária dos professores do ensino médio de Itamaraju-Ba com base nas crenças, motivação e construção identitária

Autores

  • Amanda Santos UFSB
  • Caroline Rezende Caputo Universidade Federal do Sul da bahia

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.292

Palavras-chave:

Crenças, Construção identitária, Motivação, Linguística.

Resumo

A construção identitária de professores está envolta de processos que se relacionam, perpassam por suas crenças e motivações. Seguindo essa premissa, este estudo objetiva mostrar como as crenças influenciam a construção da identidade do professor. Este artigo foi desenvolvido a partir da pesquisa PIBIC da Universidade Federal do Sul da Bahia (2020/2021) intitulado “As crenças de professores e alunos na negociação Identitária: propostas e desafios sob a ótica da Comunicação Intercultural”. O artigo investiga os conceitos de crença (BARCELOS, 2004, 2007; LIMA, 2005) e identidade (GOMES et al, 2013; KLEIMAN, 2007; CARDOSO et al, 2016) analisados em questionário e narrativas online respondidas por 6 professores do Ensino Médio de 2 escolas estaduais de Itamaraju, BA, enfocando especialmente as experiências, reflexões e transformações identitárias na interação na sala de aula. Inicialmente essa pesquisa seria realizada de maneira presencial, entretanto, devido momento pandêmico desde março de 2020, a metodologia teve de ser alterada para uma abordagem à distância. A análise dos dados coletados revelou que professores iniciam sua caminhada profissional com visões e objetivos baseados na realidade em que se encontram no momento, e no decorrer do percurso, essas visões e objetivos vão se transformando ou sendo efetivados por meio da prática.

Referências

ANDRÉ, M.C.S. Crenças Educacionais de futuros professores de LE em fase de conclusão do curso de formação. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 1998. In: SILVA, Kleber. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Linguagem & Ensino, v.10,n.1,p.235-271,jan./jun.2007.

BANDURA, A., Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Prentice-Hall: Englewood Cliffs, NJ.1986. In: LIMA, Solange. Crenças de uma professora e alunos de quinta série e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) São José do Rio Preto: Universidade Estadual Paulista, 2005

BARCELOS, Ana. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas. 7. ed. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, 2007.

CARDOSO, Inês. et al. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. 21. ed. Revista Brasileira de Educação, 2016

GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar ed., 2002.

GOMES, P. et al. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. 20. ed. São Paulo: Rev Bras Educ Fís Esporte, 2013.

LIMA, Solange. Crenças de uma professora e alunos de quinta série e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública. (Mestrado em Linguística Aplicada ) São José do Rio Preto: Universidade Estadual Paulista, 2005.

MOITA LOPES, L. P. da. Identidades Fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

PERINA, A.A. As crenças dos professores em relação ao computador: coletando subsídios. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem), PUC-SP, São Paulo, 2003. In: SILVA, Kleber. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Linguagem & Ensino, v.10,n.1,p.235-271,jan./jun.2007.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Santos, A., & Rezende Caputo, C. . (2023). Reflexões sobre o processo de construção identitária dos professores do ensino médio de Itamaraju-Ba com base nas crenças, motivação e construção identitária. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 22(2), 161–179. https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.292