Uma exploração da aceitabilidade de diferentes colocações pronominais no português do Brasil

Autores

  • Cândido Samuel Fonseca de Oliveira CEFET-MG
  • Thaís Maíra Machado de Sá
  • Júlia Barbosa Viegas
  • Augusto Brêtas de Moura
  • Maria Clara de Oliveira Gonçalves
  • Erick Thiago Cardoso Araújo

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.306

Palavras-chave:

Julgamento de Aceitabilidade, Pronomes Oblíquos de Terceira Pessoa, Português Brasileiro

Resumo

Neste artigo, analisamos o comportamento de adolescentes frente a diferentes colocações pronominais do português brasileiro (PB). Alguns estudos sugerem que os pronomes oblíquos átonos de terceira pessoa estão entrando em desuso no PB e tendem a ser adquiridos tardiamente via escolarização. Este estudo faz parte de um projeto que busca avaliar ferramentas pedagógicas digitais para o ensino de línguas. Assim, além de contribuir para a discussão sobre o processo de aquisição de pronomes, este trabalho também servirá de base para a testagem dessas ferramentas. Através de um julgamento de aceitabilidade, analisamos o desempenho de alunos do ensino técnico integrado ao médio em relação a três colocações pronominais do PB: pronome reto em posição de ênclise e pronome oblíquo em posição de próclise e de ênclise. Nossos resultados apontam que todas essas colocações pronominais apresentam alta aceitabilidade. No entanto, os pronomes oblíquos em próclise são os que apresentam a maior aceitabilidade e os pronomes retos os que apresentam a menor. Interpretamos esses dados como um reflexo de treinamento linguístico e de frequência de uso. Por fim, apontamos os próximos passos para a investigação sobre a aquisição desses pronomes e sobre o teste de ferramentas digitais para o ensino de línguas.

Referências

CASAGRANDE, S. A aquisição de clíticos acusativos e o objeto nulo no PB. Revista Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 341-370, 2006.

CORRÊA, V. O objeto direto nulo no português do Brasil. 1991. 90p. Thesis (MA in linguistics) – Linguistic Department, State University of Campinas. Campinas.

CHRISTENSEN, R.H.B. Ordinal - Regression Models for Ordinal Data. R package version 2019.12-10. 2019. https://CRAN.R-project.org/package=ordinal/

CYRINO, S. M. L. O objeto nulo no Português do Brasil: um estudo sintático diacrônico. 1994. Tese (Doutorado) – UNICAMP, Campinas.

CYRINO, S. M. L. “Observações sobre a mudança diacrônica no Português do Brasil: objeto nulo e clíticos”. In: KATO, M. A.; ROBERTS, I. (org.). Português Brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas: UNICAMP, 1996.

ENDRESEN, A.; JANDA, L. Five statistical models for Likert-type experimental data on acceptability judgments. Journal of Research Design and Statistics in Linguistics and Communication Science. Norway, v. 3, n. 2, p. 217-250, 2017.

ENKIN, E.; FORSTER, K. The Maze Task: Examining the Training Effect of Using a Psycholinguistic Experimental Technique for Second Language Learning. Journal of Linguistics and Language Teaching. Nebraska/Arizona, v. 5, n. 2, p. 161-180, 2014.

GIBSON, E.; FEDORENKO, E. Weak quantitative standards in linguistics research. Trends in Cognitive Sciences. v. 14, n. 6, p. 233–234, 2010.

GIBSON, E.; PIANTADOSI, S. T.; FEDORENKO, E. Quantitative methods in syntax/semantics research: A response to sprouse and almeida (2012). Language and Cognitive Processes. v. 28, n. 3, p. 1–12, 2012.

HOPP, H. Learning (not) to predict grammatical gender processing in second language acquisition. Second Language Research. v. 32, n. 2, p. 277-307, 2016.

KATO, M. A.; CYRINO, S.; CORRÊA, V. “Brazilian Portuguese and the recovery of lost clitics through schooling”. In: PIRES, A.; ROTHMAN, J. (org.) Minimalist inquiries into child and adult language acquisition: case studies across Portuguese. Berlin/New York: Mouton De Gruyter, 2009.

KATO, M. A.; RAPOSO, E. P. “Obje(c)tos e artigos nulos: similaridades e diferenças entre o português europeu e o português brasileiro”. In: MOURA, D. (org.): Reflexões sobre a sintaxe do português. Maceió: Edufal, 2005.

MACHADO-ROCHA. Fala espontânea – estudantes do Ensino Médio de Belo Horizonte. Corpus inédito, 2013.

NUNES, J. “On the diachronic reanalysis of null subjects and null objects in Brazilian Portuguese: triggers and consequences”. In: RINKE, E; KUPISCH, T (eds.). The development of grammar: language acquisition and diachronic change - In honor of Jürgen M. Meisel. John Benjamins: Amsterdam/ Philadelphia. 2011.

NUNES, J. De clítico à concordância: o caso dos acusativos de terceira pessoa em português brasileiro. Cadernos de Estudos Lingüísticos. Campinas, v. 57, n. 1, p. 61-84, 2015.

OLIVEIRA, C.; COSTA, E.; CANABRAVA, K.; BARROS, N. Examining the use of an online version of the maze task as a pedagogical tool for second language learning. Veredas. v. 24, n. 1, p, 361-388, 2020.

OLIVEIRA C.; MACHADO-ROCHA, R. The acceptability of clitic and tonic accusative 3rd person pronouns in written Brazilian Portuguese. Revista Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários. v. 19, edição especial, p. 197-218, 2017.

OLIVEIRA, C.; SÁ, T. Métodos off-line em psicolinguística: julgamento de aceitabilidade. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. Minas Gerais, v. 5, p. 77-96, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/revele/article/view/4350.

PAGOTTO, E. G. “Clíticos, mudança e seleção natural”. In: KATO, M.; ROBERTS, I. (org.). Português Brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas: UNICAMP, 1996.

R Core Team. ‘R’: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria. Retrieved from https://www.r-project.org. 2021.

SÁ, T.; CIRIACO, L.; GODOY, M. “Julgamento de aceitabilidade: um método de fácil acesso a dados quantitativos” In: SÁ, T.; OLIVEIRA, C. Métodos experimentais em psicolinguística. Contagem: Editora CEFET-MG, no prelo.

SCHULTZE, C. The empirical base of linguistics: Grammaticality judgments and linguistic methodology. ed: IL: University of Chicago Press, 1996.

WELLS, J.; CHRISTIANSEN, M.; RACE, D.; ACHESON, D.; MACDONALD, M. Experience and sentence processing: statistical learning and relative clause comprehension. Cognitive Psychology. v. 58, n. 2, p. 250–271, 2009.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Oliveira, C. S. F. de, Sá, T. M. M. de, Viegas, J. B., Augusto Brêtas de Moura, Gonçalves, M. C. de O., & Araújo, E. T. C. (2023). Uma exploração da aceitabilidade de diferentes colocações pronominais no português do Brasil. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 22(2), 180–195. https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.306