“Com a professora é melhor”

desafio do ensino da leitura e da escrita em braille de forma remota

Autores

  • Eliziane de Fátima Alvaristo UNICENTRO
  • Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski UniGuairacá - Centro Universitário
  • Elsa Midori Shimazaki UNOESTE
  • Jamile Santinello UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.309

Palavras-chave:

Deficiência visual, Código braille, Ensino remoto, Língua portuguesa

Resumo

Objetiva analisar os resultados do ensino da escrita e da leitura do sistema de código braille para estudantes com deficiência visual no ensino remoto (ERE), em tempo de pandemia. De natureza aplicada e abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural, e utiliza o estudo de caso como estratégia. Coletamos os dados com dois estudantes com deficiência visual que frequentavam um Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, localizado na região centro-sul do estado do Paraná/Brasil. Os dados, coletados por meio de aula-vídeo e aula-áudio, foram analisados por meio da análise da conversação e das atividades pedagógicas. Os resultados revelam que é possível ensinar o sistema de código braille por meio do ensino remoto, entretanto, os estudantes apresentaram dificuldades no processo de aprendizagem da escrita e da leitura, a incluir, a forma de entendimento para o posicionamento da folha na reglete para realização da escrita e os conceitos de linha para realização da leitura, pois os comandos foram realizados de forma oral e para pessoas com deficiência visual, muitas vezes é importante a percepção a partir do tato. Compreende-se que a interação presencial entre professor e estudantes é fundamental para que as dificuldades encontradas sejam atendidas.

Biografia do Autor

Eliziane de Fátima Alvaristo, UNICENTRO

Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no Departamento de Pedagogia-DEPED. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Elsa Midori Shimazaki, UNOESTE

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UNOESTE. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Jamile Santinello, UNICENTRO

Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste- (UNICENTRO), no Departamento de Pedagogia- DEPED e no Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE em Educação, nível Mestrado e Doutorado. Doutora em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ-2010-2013)

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Alvaristo, E. de F., Mamcasz-Viginheski, L. V., Shimazaki, E. M., & Santinello, J. (2023). “Com a professora é melhor” : desafio do ensino da leitura e da escrita em braille de forma remota. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 22(2), 81–98. https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.309