“Se você apertar OK, vai pagar sem saber”
necroalgoritimização e letramentos digitais na EJA
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.530Palavras-chave:
necroalgoritmização, letramentos digitais críticos, subcidadania educacional, EJAResumo
Este artigo investiga as percepções de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre os desafios e potencialidades dos letramentos digitais para idosos, considerando os impactos da necroalgoritmização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em um projeto de extensão voltado à formação continuada de docentes. Os dados analisados, obtidos em rodas de conversa, foram transcritos e organizados em categorias temáticas. A fundamentação teórica baseia-se em Ferreira (2024), sobre subcidadania educacional, Lankshear e Knobel (2007) e Kleiman (2007), no conceito de letramentos digitais críticos, e Araújo (2024), na concepção de necroalgoritmização. Os resultados mostram que, apesar do potencial emancipatório do letramento digital, a falta de suporte crítico expõe idosos a exclusões sistêmicas, como endividamento involuntário, fraudes e dificuldades no acesso a serviços. A análise evidencia processos como a bancarização compulsória e a invisibilização algorítmica, demonstrando que os desafios vão além da inclusão tecnológica. Concluímos que os letramentos digitais na EJA configuram uma questão política e social, demandando políticas públicas voltadas para a justiça algorítmica e o direito à cidadania digital.
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