“Se você apertar OK, vai pagar sem saber”

necroalgoritimização e letramentos digitais na EJA

Autores

  • Julio Araújo UFC
  • Luís Ferreira https://orcid.org/0000-0003-2695-6206
  • Marcos Randall Oliveira de Freitas Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.530

Palavras-chave:

necroalgoritmização, letramentos digitais críticos, subcidadania educacional, EJA

Resumo

Este artigo investiga as percepções de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre os desafios e potencialidades dos letramentos digitais para idosos, considerando os impactos da necroalgoritmização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em um projeto de extensão voltado à formação continuada de docentes. Os dados analisados, obtidos em rodas de conversa, foram transcritos e organizados em categorias temáticas. A fundamentação teórica baseia-se em Ferreira (2024), sobre subcidadania educacional, Lankshear e Knobel (2007) e Kleiman (2007), no conceito de letramentos digitais críticos, e Araújo (2024), na concepção de necroalgoritmização. Os resultados mostram que, apesar do potencial emancipatório do letramento digital, a falta de suporte crítico expõe idosos a exclusões sistêmicas, como endividamento involuntário, fraudes e dificuldades no acesso a serviços. A análise evidencia processos como a bancarização compulsória e a invisibilização algorítmica, demonstrando que os desafios vão além da inclusão tecnológica. Concluímos que os letramentos digitais na EJA configuram uma questão política e social, demandando políticas públicas voltadas para a justiça algorítmica e o direito à cidadania digital.

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Biografia do Autor

Luís Ferreira , https://orcid.org/0000-0003-2695-6206

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2017) e possui Pós-Doutorados em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2023-2024) e em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2021). É Mestre em Educação pela UERJ (PROPED, 2004) e graduado em Pedagogia pela mesma instituição (UERJ/FEBF, 1998). Atualmente, é professor no Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), docente no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) e coordenador de Projetos na Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad-UNILAB).  Coordena o Grupo de Pesquisa "Observatório Vozes da EJA Brasil-África", focado na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Seus interesses de pesquisa incluem Educação de Jovens e Adultos (EJA), políticas públicas educacionais, desigualdade, exclusão social, manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, formação de professores da EJA, relação com o saber e letramentos no contexto da EJA. 

Marcos Randall Oliveira de Freitas, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PosEduc) da UERN. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Única e graduação em Letras com habilitação em Português e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada e Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização, com enfoque em gênero sociais, sexualidade e digitalidades. É também especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e especialista em Docência do Ensino Superior e Antropologia (UCAM). Além disso, atua na área de formação docente, educação popular e direitos humanos.#8203; Professor Efetivo de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e membro do Grupo de Pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL)

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Julio Araújo, Ferreira, L., & Freitas, M. R. O. (2025). “Se você apertar OK, vai pagar sem saber”: necroalgoritimização e letramentos digitais na EJA. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 25(02), 14–37. https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.530