Quando o prompt ensina

práticas emergentes de letramento com IA no ensino de línguas

Autores

  • Denis Ramón Fúnes Flores UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.534

Palavras-chave:

Letramentos Digitais, Inteligência Artificial, Ensino de Línguas, IA Generativa, Linguística Aplicada Crítica

Resumo

Este artigo investiga as práticas emergentes de letramento mediadas por Inteligência Artificial (IA) generativa no ensino de línguas, com foco na função pedagógica dos prompts como dispositivos de mediação discursiva. Ancorado nos pressupostos da Linguística Aplicada crítica (Pennycook, 2018; Monte Mor, 2013) e nos estudos dos multiletramentos (Rojo, 2012; Kalantzis; Cope, 2025), o estudo problematiza o papel das tecnologias de linguagem na reconfiguração das práticas docentes e discentes no Sul Global. Adota-se uma abordagem qualitativa e exploratória, com base na análise de interações didáticas simuladas com ferramentas de IA generativa (como ChatGPT), observando-se como os sujeitos constroem sentidos, negociam significados e mobilizam repertórios linguísticos diversos por meio de comandos textuais. Os resultados preliminares apontam para o potencial dos prompts como elementos catalisadores de autoria, agência e criatividade no processo de ensino-aprendizagem de línguas, ao mesmo tempo em que revelam tensões epistemológicas entre a técnica automatizada e as pedagogias decoloniais. Conclui-se que compreender os prompts como práticas de letramento crítico possibilita ressignificar o uso da IA no ensino, favorecendo uma educação linguística mais equitativa, dialógica e situada nos contextos socioculturais do Sul Global.

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Fúnes Flores, D. R. (2025). Quando o prompt ensina: práticas emergentes de letramento com IA no ensino de línguas. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 25(02), 124–142. https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.534