Engenharia de Prompt como prática de letramento digital
a cocriação de atividades em línguas estrangeiras com inteligência artificial generativa e suas implicações para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.542Palavras-chave:
Engenharia de promptResumo
A emergência da Inteligência Artificial Generativa (IAG) impõe novas demandas às competências docentes, especialmente no ensino de Línguas Estrangeiras. Este artigo argumenta que a prática de Engenharia de Prompt na cocriação de atividades de compreensão oral em LE constitui um evento de letramento digital complexo e multifacetado. Analisamos como essa prática envolve habilidades de análise crítica de ferramentas de IAG, planejamento didático, formulação linguística precisa, avaliação das respostas da IA e adaptação pedagógica. Com base em referências sobre letramentos digitais, discutimos as implicações dessa nova prática para a formação continuada de professores de LE. Sugerimos que a capacitação em Engenharia de Prompt crítica e pedagogicamente orientado é essencial para que os educadores possam utilizar a IAG de forma eficaz e ética, transformando-a em uma aliada na produção de recursos didáticos para o desenvolvimento da compreensão oral no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
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