O uso do instagram como recurso didático digital no ensino de língua inglesa

Autores

  • Sarah jamili Universidade Regional do Cariri
  • Maria Joyce Gomes Alencar Universidade Regional do Cariri- URCA
  • Larisse Carvalho De Oliveira Universidade Regional do Cariri- URCA

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.540

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Letramento Digital, Recursos Pedagógicos.

Resumo

O Instagram é uma rede social criada originalmente para dispositivos móveis e voltada ao compartilhamento de fotos, mas que evoluiu para incluir novos formatos, como os Reels. No contexto da globalização, as mídias digitais desempenham papel central na interconectividade e na circulação de conhecimentos (Souza, 2015). Este trabalho busca identificar criadores de conteúdo educacional em Língua Inglesa que contribuam para o ensino do idioma por meio de recursos multimodais, promovendo o acesso ao aprendizado para além de barreiras geográficas. Entende-se que o Instagram favorece o desenvolvimento dos letramentos digitais, ao disponibilizar conteúdos que aumentam o engajamento dos estudantes (Ribeiro; Coscarelli, 2020). A partir de uma abordagem qualitativa e da curadoria digital (Bassani; Magnus, 2021), foram analisados perfis que dialogam com o uso pedagógico da plataforma (Guimarães; Silva, 2023), com os letramentos digitais (Ribeiro; Coscarelli, 2020) e com o potencial interativo do Instagram no ensino de inglês (Martins et al., 2020). Foram selecionados três perfis: @englishwithlarissa (vocabulário e dicas), @carinafragozo (conversação e pronúncia) e @polyglotminds (aspectos culturais). Conclui-se que todos contribuem significativamente para o letramento digital e enriquecem a aprendizagem por meio de uma plataforma interativa e multimodal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASSANI, Patrícia Scherer; MAGNUS, Emanuele Biolo. [Conecta] Práticas de curadoria como atividades de aprendizagem na cultura digital. CEIE-SBC, 2021. 1 vídeo (1h13min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aCkvscUdVgU. Acesso em: 29 abr. 2024.

CAMARGO, Ricardo Zagallo; LIMA, Manolita Correia; TORINI, Danilo Martins. Educação, mídia e internet: desafios e possibilidades a partir do conceito de letramento digital. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 27, n. 1, p. 106-116, 2019.

CAMARGO, Ricardo Zagallo; LIMA, Manolita Correia; TORINI, Danilo Martins. Educação, mídia e internet: desafios e possibilidades a partir do conceito de letramento digital. Revista Brasileira De Psicodrama, 27(1), 106–116, 2019. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/33

GUIMARÃES, Renata Lopes Cipriano; DA SILVA, Cícero. Letramento digital: o Instagram como recurso pedagógico. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v. 14, n. 2, p. 498-520, 2023.

MARTINS, Suellen et al. Instagram e jogos digitais aliados no ensino-aprendizagem da língua inglesa em tempo de covid-19. Revista Linguasagem, v. 35, n. 1, p. 114-130, 2020.

PEREIRA, Tayane Kizze dos Santos. Letramento digital e ensino de língua inglesa. Anais Eletrônicos do I SEFELI, v. 1, 2011, 2011.

RIBEIRO, Ana Elisa; COSCARELLI, Carla Viana. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Autêntica, 2017.

SANTOS, Rodrigo Otávio dos; RUDNIK, Raquel Machado Lopes. Instagram e a educação: algumas considerações. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270099, 2022.

SOUZA, Márcio Vieira de. Mídias digitais, globalização, redes e cidadania no Brasil, p. 15-46. Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

jamili, S., Gomes Alencar, M. J., & De Oliveira, L. C. (2025). O uso do instagram como recurso didático digital no ensino de língua inglesa. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 25(02), 179–195. https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.540