Tecnologias digitais, IA e ensino
mapeando letramentos à luz de uma perspectiva Ciber-social
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v25i02.543Palavras-chave:
Letramentos Digitais, Inteligência Artificial, Ensino-aprendizagem, Aprendizagem Ciber-socialResumo
As tecnologias de IA generativa têm impactado os modos de interação, produção e distribuição dos textos, transformando as práticas de letramentos digitais e trazendo implicações significativas para o ensino de língua(gens). Diante disso, este artigo objetiva investigar, mapear e refletir criticamente sobre definições, usos e os possíveis impactos da Inteligência Artificial na educação, com base em quatro documentos oficiais sobre o tema. O trabalho tem natureza ensaística, adota uma abordagem qualitativa, exploratória e documental, e, situando-se no campo da Linguística Aplicada, articula contribuições advindas dos estudos sobre os letramentos digitais (Lankshear; Knobel, 2015; Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016), a perspectiva ciber-social (Kalantzis e Cope, 2024; Cope e Kalantzis, 2024; Silva, 2024), bem como acerca dos impactos da IA para a educação (Alves, 2023; Tzirides et al., 2023). A exploração inicial dos dados revela que, apesar dos documentos abordarem recomendações, contribuições e riscos quanto aos usos da IA na educação, ainda existem brechas quanto a uma visão mais plural da IA, à formação docente e à sua utilização em realidades distintas. Portanto, reitera-se a necessidade de ampliação do diálogo sobre a adoção da IA na educação, tendo em vista suas possíveis aplicações e implicações para o agenciamento, usos éticos, proteção de dados e no agravamento da pobreza digital.
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