O não-lugar da biotecnologia e a pandemia da Covid-19 no Brasil

Autores

  • Flávia Novaes Moraes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Alberto Lopo Montalvão Neto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Wanderson Rodrigues Morais Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v21i01.219

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Ensino de Ciências, Biotecnologia, Não-lugar

Resumo

Em meio ao contexto atual de uma pandemia, provocada por um novo tipo de coronavírus, um dos maiores desafios que assola pesquisadores e educadores é informar a população sobre questões científicas, como a produção de vacinas e os testes de detecção da doença (COVID-19), devido ao desconhecimento de questões biotecnológicas por grande parte das pessoas. Em contraposição, há uma série de notícias que circulam, nos mais variados meios de comunicação, sobre essas questões. Nesse sentido, o presente trabalho visa refletir sobre o lugar dos discursos biotecnológicos. Pautados nos pressupostos da Análise de Discurso de vertente francesa, mobilizamos noções como condições de produção, silêncio e formação discursiva para analisar algumas materializações da linguagem, principalmente de cunho jornalístico. Nossos resultados apontam para um não-lugar da Biotecnologia na sociedade, que resulta de uma ausência de materialidade histórica que não permite a estabilização de sentidos deste campo do conhecimento

Biografia do Autor

Flávia Novaes Moraes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP (Inicio 2018). Mestre em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo -USP (2001). Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNESP Rio Claro (1998). Possui também graduação em Pedagogia pela Universidade de Campinas - UNICAMP (2014).

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba) e pela Universidade de Coimbra (Portugal). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo bolsista CNPq. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ 2014), Campus de Ilha Solteira - SP, e Mestre em Educação para a Ciência (UNESP/ 2016), Campus de Bauru - SP. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ 2017), e participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE). Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Estudos da Linguagem e História e Filosofia da Ciência.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Novaes Moraes, F., Lopo Montalvão Neto, A., & Rodrigues Morais, W. . (2021). O não-lugar da biotecnologia e a pandemia da Covid-19 no Brasil. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 21(01), 303–326. https://doi.org/10.47677/gluks.v21i01.219