Encenação discursiva no instagram:

análise do ethos político do prefeito de Belo Horizonte na pandemia

Autores

  • Flávia Pereira Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Giani David Silva
  • Leila Marli de Lima Caeiro Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v21i01.243

Palavras-chave:

ethos discursivo, pandemia, Alexandre Kalil, discurso político

Resumo

O objetivo do artigo é perceber por meio das redes sociais, mais especificamente do Instagram, como se deu o processo de construção da imagem e encenação discursiva do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), na pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A plataforma virtual foi uma das escolhidas para apresentar à população as medidas tomadas pela prefeitura no combate ao vírus. É outro formato possível e outra linguagem necessária para comunicar diretamente com a população, sem entremeios, sem o uso da grande mídia. O espaço institucional é invadido pela câmera do notebook ou do celular e as ideias, os planos e as ações do prefeito são apresentados aos seguidores e interessados pelo conteúdo. Esse processo de circulação de vídeos produzidos por políticos nas redes sociais faz-se objeto instigante de análise. Assim, tendo como base a teoria Semiolinguística, buscaremos analisar por meio do ethos discursivo e das visadas as estratégias discursivas, os efeitos de sentido possíveis e entender essa nova dimensão do discurso político para, de certa forma, conquistar a opinião pública. Em um jogo de apresentações, representações e manipulações, o ator político nos conduz em seu discurso a refletir sobre a relação entre a ciência e a política na pandemia.

Referências

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Pereira Dias, F., David Silva, G., & Marli de Lima Caeiro, L. (2021). Encenação discursiva no instagram:: análise do ethos político do prefeito de Belo Horizonte na pandemia. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 21(01), 156–180. https://doi.org/10.47677/gluks.v21i01.243